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O desafio de gerir funcionários nas pequenas e médias empresas

Prezado empresário, qual tipo de funcionário você almeja em sua empresa?

Fonte: Revista IncorporativaTags: empresariais

Prezado empresário, qual tipo de funcionário você almeja em sua empresa? O ansioso com o relógio, que esta sempre aguardando o momento de ir embora, sem ideias ou criatividade que possam promover o crescimento da empresa ou aumentar a produtividade. Ou o contrário, um profissional voltado ao interesse do grupo, que se sinta parte de sua empresa e beneficie e se beneficie da mesma. Se você almeja o segundo modelo, mas sente que sua empresa esta mais para o primeiro, é hora de pensar em como vão suas políticas de recursos humanos.

As políticas de gestão de pessoas são vistas ainda com resistência pelos empresários de pequenas e médias empresas, sendo que normalmente os investimentos nesta área não vão além das rotinas trabalhistas, como pagamentos e férias. Dentre as principais causas para isso estão o desconhecimento e o medo dos gastos que serão necessários.

No entanto segundo o consultor Celso Bazzola, sócio-diretor da Bazz Estratégia e Operação de RH, empresa que dá consultoria para MPEs, o grande desafio é fazer o pequeno empreendedor enxergar essas políticas como investimento, não como custo. "Eles acham que é coisa para empresa grande e só dão importância quando começam a perder talentos."

No entanto, estas políticas se aplicadas com criatividade podem dar bons retornos com baixos custos, como citado pelo consultor Ricardo Luz, políticas como o café da manhã mensal com os funcionários, onde se discute as dificuldades e forças da empresa com os mesmo, ou a Pesquisa de Clima Organizacional que além de demonstrar o estado de satisfação dos funcionários, aponta aspectos que devem ser melhorados na empresa para aumentar qualidade de vida e produtividade, podem trazer benefícios em um curto espaço de tempo.

Confira algumas dicas para realizar uma boa gestão de pessoas em sua empresa:

Reconheça bons resultados: trabalhadores que fazem a diferença em sua organização devem ser reconhecidos, seja por elogios, prêmios entre outros, isto garante a motivação para gerar novos resultados;

Treine seu pessoal: além dos benefícios relativos a produtividade, o treinamento mostra aos seus funcionários que você acredita neles e os valoriza;

Estabeleça metas claras e que possam ser atingidas: temos aí dois benefícios, primeiro o funcionário se sentira seguro sobre o que se espera dele. E segundo,  metas inatingíveis causam angústia e desmotivação;

Incentive a colaboração: climas competitivos são bons em relação a outras empresas, internamente incentive a colaboração e o apoio;

Ouça e de feedbacks constantes: valorize a opinião dos seus funcionários sobre suas atividades, além disso, comunique claramente o que espera deles no seu cotidiano.

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