Notícias
A inovação é a alma do negócio
Que tal fazer turismo em um carro anfíbio? Novos produtos e serviços estimulam competitividade no mercado do setor
do Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, o mercado está reinventando as formas tradicionais de fazer turismo.
Um carro que navega ou um barco que anda no asfalto? O veículo anfíbio, que vai do Pão de Açúcar à Baía de Guanabara, criou uma proposta diferente para turistas do Rio, com o adicional de comodidade de realizar o roteiro sem embarque e desembarque entre terra e mar. O ponto alto do passeio é o “splash down”, momento em que o veículo sai do asfalto e entra no mar.
O veículo anfíbio tem capacidade para cerca de 50 pessoas, que podem curtir os principais pontos turísticos do Rio em um passeio ao ar livre que dura aproximadamente 90 minutos. A ideia foi trazida dos Estados Unidos, como conta o empresário Fabio Zamborlini. “Comprei esse veículo na Carolina do Sul e comecei a operar em fevereiro. Já transportamos mais de 5 mil turistas nesses 7 meses”, calcula. Segundo ele, este tipo de veículo, que foi usado no passado para invasão da Normandia, na Segunda Guerra Mundial, hoje é também uma opção de passeio turístico no país norteamericano.
Outra empresa instalada na capital fluminense investiu em um anfíbio de fabricação nacional. O tour começa na Urca e parte em direção a Baía de Guanabara. O “duck”, como é chamado, é um veículo ecologicamente correto que utiliza graxas atóxicas em meio aquático. Além de apostar em uma ideia nova, a empresa também valorizou a produção nacional (o modelo é brasileiro) e dá exemplo de escolhas sustentáveis no negócio.
A cidade do Rio de Janeiro é o destino mais competitivo do Brasil no quesito Capacidade Empresarial, segundo o Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2013. O relatório do Ministério do Turismo apresenta, anualmente, um conjunto de avaliações econômicas, sociais e ambientais dos 65 municípios indutores do turismo. “Experiências inovadoras agradam o turista e ajudam a movimentar a economia do turismo, além de gerar empregos”, avalia Wilken Souto, diretor do departamento de Produtos e Destinos do Ministério do Turismo.
Entre os empresários, reinventar a forma de fazer turismo significa investir em competitividade. Entre os turistas, desfrutar de experiências únicas pode fazer uma viagem rápida surpreender.
Em São Paulo, o “Beer Bus” sai da capital para um tour por microcervejarias no interior do estado. Em todas as fábricas, os turistas conhecem a história, o mestre-cervejeiro ou proprietário e degustam as bebidas diretamente dos tanques de maturação.
O veículo oferece roteiro para cervejarias como a Bamberg (Votorantim), a Hoffen (Votorantim), a Happy Brew (Sorocaba), a Dádiva (Várzea Paulista), a Bier Nards (Jundiaí), a Landel (Campinas), a Blondine (Itupeva) e a Karavelle (Indaiatuba), entre outras, sempre com saída e chegada na Cervejaria Nacional (São Paulo). O passeio tem 12 horas de duração.
Links Úteis
Indicadores diários
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.3309 | 5.3339 |
| Euro/Real Brasileiro | 6.16143 | 6.17665 |
| Atualizado em: 07/11/2025 19:02 | ||
Indicadores de inflação
| 08/2025 | 09/2025 | 10/2025 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,20% | 0,36% | -0,03% |
| IGP-M | 0,36% | 0,42% | -0,36% |
| INCC-DI | 0,52% | 0,17% | 0,30% |
| INPC (IBGE) | -0,21% | 0,52% | |
| IPC (FIPE) | 0,04% | 0,65% | |
| IPC (FGV) | -0,44% | 0,65% | 0,14% |
| IPCA (IBGE) | -0,11% | 0,48% | |
| IPCA-E (IBGE) | -0,14% | 0,48% | 0,18% |
| IVAR (FGV) | 0,28% | 0,30% | 0,57% |