Notícias

Compartilhar fake news nas redes sociais pode prejudicar contratação profissional; veja dicas

Empresas avaliam funcionários de acordo com publicações na internet e comportamento inadequado dos candidatos.

Em tempos de vitrines virtuais, empresas de recursos humanos (RH) têm observado se os candidatos às vagas tem o hábito, por exemplo, de compartilhar fake news nas redes sociais. Especialistas da área afirmam que entre 10% e 15% dos candidatos chegam a ser eliminados por comportamneto considerado inadequado na web.

Comentários e atitudes demonstradas em postagens podem apontar intolerância e que a pessoa não sabe conviver com diferenças. Essas questões são avaliadas durante o processo seletivo, e podem ajudar a definir se o profissional conseguirá se adaptar dentro de uma organização.

"Ele pode reproduzir esse mesmo comportamento dentro da organização", afirma o consultor de recursos humanos Luiz Eduardo Drouet, que atua na região de Campinas (SP).

No caso do compartilhamento de fake news - textos com teor falso que se passam por notícias - os recrutadores avaliam se o candidato tem raciocínios crítico e analítico, alerta o especialista em gestão de carreiras Marcelo Veras.

"Ou seja, a capacidade de saber identificar, dentro de um conjunto de informações, aquilo que é pertinente e relevante e ter uma visão crítica sobre as coisas. Saber da veracidade daquilo que está opinando ou compartilhando ou emitindo alguim tipo de juízo", afirma.

"Qualquer empresa e qualquer empregador pode rastrear todos os seus movimentos na rede. Não tem como apagar nada que você coloca na rede", completa.

O professor Francisco Santana, ganhou experiência a medida que foi entendo o risco das fake news na vida dele e de outras pessoas, e tem por hábito checar se as notícias que está lendo são verdadeiras. Como educador, a lição que ensina é sempre pensar no que está fazendo.

"Aquele que está pleiteando o emprego ou aquele que já conseguiu o emprego tem que zelar pela imagem. E o zelar pela imagem dele também é zelar pelo o que se coloca nas redes sociais", afirma o educador.

Francisco afirma que as pessoas agem na rede sociais movidas por sentimentos passionais ao invés de racionais.

"Então, quando o passional vem antes do racional, às vezes, a gente nem consegue corrigir", diz.
voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.4018 5.4048
Euro/Real Brasileiro 6.31313 6.32911
Atualizado em: 11/09/2025 01:59

Indicadores de inflação

06/202507/202508/2025
IGP-DI-1,80%-0,07%0,20%
IGP-M-1,67%-0,77%0,36%
INCC-DI0,69%0,91%0,52%
INPC (IBGE)0,23%0,21%-0,21%
IPC (FIPE)-0,08%0,28%0,04%
IPC (FGV)0,16%0,37%-0,44%
IPCA (IBGE)0,24%0,26%-0,11%
IPCA-E (IBGE)0,26%0,33%-0,14%
IVAR (FGV)1,02%0,06%0,28%