Notícias

Cinco Dicas: aprenda a utilizar o WhatsApp Business

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo, e nos pequenos negócios não poderia ser diferente. Segundo a pesquisa Transformação Digital nas MPE, realizada pelo Sebrae em 2018, 72% das micro e pequenas empresas se comunicam com os clientes pelo WhatsApp.

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo, e nos pequenos negócios não poderia ser diferente. Segundo a pesquisa Transformação Digital nas MPE, realizada pelo Sebrae em 2018, 72% das micro e pequenas empresas se comunicam com os clientes pelo WhatsApp. O aplicativo é usado para: disponibilizar informações relacionadas a produtos e serviços (59%), atendimento online (59%), vendas (43%) e cadastrar clientes (26%).

“Diante dos vários compromissos que os empreendedores assumem diariamente, toda ferramenta que melhore a produtividade é considerada essencial”, afirma Márcio Barbosa, consultor de negócios do Sebrae em São Paulo. O WhatsApp Business, versão do aplicativo voltada para negócios, entra então em cena. Apesar de ainda ser desconhecida por muitos empresários, esse software gratuito tem potencial para apoiar donos de micro e pequenas empresas em diferentes tarefas no dia a dia. Mas há quem acredite que a versão “Business” seja muito parecida com a original. Para eliminar dúvidas, nosso consultor explica as reais vantagens do novo aplicativo.

Para Márcio, a diferença entre as duas versões está nas funcionalidades voltadas para o ganho de produtividade, que são o foco do WhatsApp Business. “Entre elas, podemos destacar a possibilidade de cadastrar os dados da empresa, como endereço, tipo de atividade empresarial, horário de funcionamento, e-mail, respostas automáticas, etiquetas dos contatos e catálogo de produtos e serviços”, explica.

O Sebrae reuniu algumas dicas para empreendedores interessados em utilizar a versão de negócios do WhatsApp. Confira:

1. Use também o WhatsApp Web
Além de poder levar o aplicativo para qualquer lugar no seu smartphone, você também pode acessar no notebook ou computador, por meio do recurso WhatsApp Web. Ainda existe a possibilidade de cadastrar o número do seu telefone fixo: basta esperar um minuto durante a instalação para a opção de validação do número com uma ligação telefônica aparecer.

2. Utilize respostas automáticas e etiquetas
A possibilidade de enviar respostas automáticas para o cliente no primeiro contato ou quando estiver fora do horário de atendimento – e até criar respostas rápidas digitando apenas uma letra ou caractere – é uma ótima forma de manter um bom relacionamento com os clientes.

As etiquetas permitem também organização dos processos internos do negócio, por exemplo, pedidos pendentes, pedidos enviados, pós-vendas, dentre outros.

3. Você pode criar catálogos
Com a versão para negócios do WhatsApp é possível criar ainda um catálogo de produtos ou serviços e compartilhar com seus contatos ou deixar ofertas disponíveis no perfil. O empresário poderá inserir imagens, descrever seus produtos e/ou serviços, informar preços, inserir um link de compra ou qualquer outra informação que julgar importante. Mas esteja atento à qualidade das imagens/filmagens, tipos de produtos catalogados e, até mesmo, com a foto do perfil da empresa. A apresentação conta muito na escolha entre uma empresa ou outra.

4. Respeite e preserve o cliente
Quando tiver acesso ao número de telefone do cliente, pergunte se ele gostaria de receber informações sobre sua empresa, produtos e/ou serviços.

Utilize listas de transmissão ao invés da criação de grupos, isso preserva o número de celular do seu cliente.

5. Cuidado com o “spam”
Faça relacionamento com o cliente e ofereça conteúdo relevante para que ele lembre da sua empresa. Contudo, forçar a venda empurrando produtos pode fazê-lo “denunciar” o seu negócio – o que pode gerar o bloqueio ou banimento do perfil do negócio no WhatsApp Business.

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0008 5.0013
Euro/Real Brasileiro 5.3974 5.4054
Atualizado em: 28/03/2024 14:08

Indicadores de inflação

12/2023 01/2024 02/2024
IGP-DI 0,64% -0,27% -0,41%
IGP-M 0,74% 0,07% -0,52%
INCC-DI 0,31% 0,27% 0,13%
INPC (IBGE) 0,55% 0,57% 0,81%
IPC (FIPE) 0,38% 0,46% 0,46%
IPC (FGV) 0,29% 0,61% 0,55%
IPCA (IBGE) 0,56% 0,42% 0,83%
IPCA-E (IBGE) 0,40% 0,31% 0,78%
IVAR (FGV) -1,16% -0,37% 1,79%